Ascendum Agro - Valtra Smart Tour 2021

Desta vez na Herdade da Amoreira, próximo de Coruche, a Ascendum Agro e a Valtra proporcionaram mais um dia no campo com o seu Smart Tour 2021.

Aproveitando o camião de demonstração da Valtra que circula pela Europa fora ao longo de todo o ano, a jornada portuguesa decorreu com a apresentação aos agricultores profissionais portugueses de algumas das máquinas mais destacadas que a Valtra tem para oferecer.

O objetivo deste evento é para além da apresentação destes novos tratores que não deixam ninguém indiferente, estar próximo dos seus clientes e continuar a fortalecer relações que já são mais do que robustas e são para manter.

Entre as várias dezenas de agricultores presentes, diversos aproveitaram para operar os novos equipamentos e para esclarecer todas as dúvidas junto da equipa técnica da Valtra.

João Pimenta
Diretor Geral da ASCENDUM Agro
Valtra Smart Tour 2021


João Pimenta, Diretor Geral da ASCENDUM Agro, respondeu-nos a algumas questões relacionadas com este marcante evento:

CM - Em que consiste o Valtra Smart Tour 2021?

JP - O Smart Tour da Valtra é uma iniciativa da marca que visa percorrer a Europa em tour com a presença de um camião interactivo especialmente preparado, que contém um showroom com informação sobre as tecnologias de maior destaque, com acabamentos de qualidade, visando proporcionar informação e contacto ao vivo e uma experiência única a quem o visita. Este camião está também equipado com meios audiovisuais que prestam apoio às demonstrações dinâmicas com modelos mais recentes, sendo as mesmas organizadas por estações de trabalho lideradas por demonstradores de fábrica e profissionais qualificados, onde cada visitante terá oportunidade de experimentar a sua máquina preferida.

CM - Quais os objetivos deste evento?

JP - Pretendemos proporcionar a um grupo restrito de clientes e potenciais clientes uma oportunidade de contactar com as novidades da marca, os novos modelos e novas tecnologias e soluções concebidas para dar a melhor resposta às necessidades e tendências da agricultura moderna, além de propiciar uma experiência única e em primeira mão com a tecnologia Valtra através do camião interactivo.

CM - Quais as novidades da Valtra presentes no Valtra Smart Tour 2021?

JP - Este ano apresentamos os novos modelos da 5ª geração (N5 e T5) que se farão representar pelo topo de gama N175D equipado com carregador Valtra inteligente e com pintura especial “Pink Gold” pelo estúdio de personalização Unlimited, T155D “Red Edition” exclusiva do 70º aniversário da marca que incorpora detalhes estéticos e funcionais distintos, tanto na pintura como nos acabamentos, passando pelos vidros escurecidos e pelas barras de luzes LED. Finalmente também estará presente um exemplar super-equipado da série G5. Trata-se do modelo G135V “Metalic Brown” com carregador Valtra, pack conforto, pack tecnológico e pintura Unlimited com jantes pretas.

CM - Quantos agricultores/prestadores de serviços/profissionais prevêem alcançar no Valtra Smart Tour 2021?

JP - Dadas as atuais condições sanitárias COVID-19, a necessidade de proporcionar mais tempo de demonstração a cada convidado, foi decidido restringir o número de pessoas a participar neste evento, limitando o número de participantes a 50 pessoas.

CM - Como tem decorrido o ano 2021 em termos de vendas para a Valtra?

JP - O ano 2021 tem sido um ano recorde em termos de encomendas, sendo também o ano em que menos entregas de fábrica foram realizadas em comparação com períodos homólogos de anos anteriores. Assim, o resultado final deste ano pode ser o melhor dos últimos 10 anos, caso a fábrica nos consiga fabricar e entregar todas as encomendas colocadas.

CM - Passados alguns meses sobre a representação da Valtra por parte da Ascendum Agro, que balanço podem desde já fazer desta integração?

JP - Como em todas as integrações em que participei e foram muitas desde 1993 até hoje, existe um período de ajuste a novas culturas, processos e pessoas que são mais ou menos suaves consoante a maior ou menor preparação para os mesmos. No caso da Ascendum, houve um longo período de preparação pré-integração pelo que o tempo de ajuste tem sido bastante reduzido. De salientar que a equipa da Valtra se manteve, fator que contribuiu positivamente para que a transição fosse o mais suave possível, tanto no lado da Ascendum como no lado da AGCO.

Modelos das Séries N e T no terreno

Cabinas redesenhadas, novo visual, novos recursos de motor e transmissão e um display inteligente totalmente novo tornam esses novos tratores (no terreno os modelos N175D e T155D) muito fáceis de usar, além de incluir tecnologias de agricultura inteligente. Um dos novos recursos mais visíveis dos tratores das séries N e T de 5ª geração é o monitor do pilar A, que substitui o painel de instrumentos tradicional atrás do volante e no qual todas as informações importantes podem ser facilmente visualizadas num ecrã a cores. As informações padrão, como velocidade de circulação, regime do motor e horas, são sempre exibidas na parte superior do ecrã. Abaixo desses dados, o operador pode selecionar informações para controlar o trator e o implemento, com precisão e no formato desejado. O ecrã também mostra informações da estação de rádio e do smartphone via Bluetooth.

O mesmo ecrã também pode ser utilizado nos modelos HiTech e Active para configurar todos os ajustes do motor, hidráulica e de transmissão. Todas as configurações e menus são apresentados de forma clara no ecrã, permitindo ao operador obter o máximo rendimento do trator. Nos modelos Versu e Direct, o ecrã do pilar A e o SmartTouch são divididos em tarefas com base na importância e nas preferências do operador.


Ao entrar na cabine dos tratores das séries N ou T de 5ª geração, torna-se evidente que o trator foi totalmente remodelado. A coluna de direção é completamente nova e agora é mais fácil ajustar a posição do volante. A aclamada alavanca do inversor de avanço/recuo da Valtra foi atualizada para tornar mais fácil mudar de direção ao usar controlos diferentes, como a alavanca SmartTouch ou o inversor TwinTrac. O volante é ligeiramente maior do que antes, embora continue com uma dimensão muito prática de utilizar, caraterística dos tratores Valtra.

Arrancar nos intervalos de velocidade B e C é fácil, mesmo sob cargas pesadas, graças ao novo aumento de potência Boost no arranque. Alternar entre grupos ou intervalos é agora também mais rápido, o que é especialmente apreciado ao conduzir em estrada.
Modelo da Série G em ação

Os modelos da Série G (no terreno um G135V) têm uma cabine moderna e espaçosa com 5,7 m2 em vidro, incluindo 0,35 m2 no teto panorâmico. A suspensão da cabine aumenta ainda mais o conforto, juntamente com os espelhos aquecidos, o ar condicionado, um aquecedor inferior da cabine e as tomadas de carregamento USB que estão disponíveis com o pacote de alimentação auxiliar.

Os modelos Versu com o interface SmartTouch podem aceder às mesmas funções de SmartFarming que os modelos maiores das Séries N e T. Os modelos Active também estão disponíveis com funções de condução automática e agricultura de precisão que podem ser ativadas através do terminal SmartTouch Extend.

A Série G foi desenhada para ser o trator ideal para trabalhos com carregador frontal. Oferece uma excelente visibilidade, boa distribuição do peso, carregador frontal integrado com o chassis, um assistente hidráulico que aumenta automaticamente o regime do motor, e a função Live 3, que permite o uso simultâneo de até três funções diferentes do carregador frontal.

No final do evento João Pimenta expressou-nos o agrado com o decorrer das demonstrações, considerando que os visitantes saíram bastante satisfeitos com aquilo a que puderam assistir na Herdade da Amoreira e no camião Valtra.

De mencionar que o Valtra Smart Tour 2021 teve um importante apoio logístico do concessionário AgroGaspares.