John Deere Série E com papel relevante na floresta nacional

16 Nov 2012
John Deere Série E com papel relevante na floresta nacional

O lema “Revolução” assenta como uma luva à Série E da John Deere. Passados 4 anos sobre o marcante lançamento desta série de equipamentos, os seus operadores e proprietários têm vindo a comprovar que se tratam das melhores máquinas para a floresta nacional, uma vez que estão muito acima da concorrência em termos de tecnologia, materiais e adaptação às nossas florestas.

Exploroeste faz forte aposta nas máquinas John Deere Série E
A Exploroeste é uma empresa de exploração florestal sediada na zona de Torres Vedras comandada com base na dedicação de Georgina Martinho e na ampla experiência de Leonel Martinho Fernandes que, dando continuidade à atividade do seu pai, já opera máquinas florestais há mais de 25 anos.
Leonel Fernandes, profundo conhecedor do mercado de máquinas florestais, vem apostando há muito tempo nos equipamentos Timberjack e John Deere. Pelas suas mãos já passaram diversos Timberjacks (810B, 1210B, 1270C), tendo chegado agora a hora das 1270 e 1910 da Série-E.
A razão destas aquisições prende-se com um facto muito simples, conforme nos contou Leonel “Apesar de ter mais dois profissionais a trabalhar comigo, sou em primeiro lugar um operador de máquinas e como tal procuro sempre ter as melhores condições de trabalho, pois sei bem o que custa operar em máquinas pouco confortáveis, inseguras ou improdutivas. Com o 1910E e a 1270E nada disto acontece, temos autêntico prazer durante a jornada de trabalho, sem quaisquer problemas”. E continua, “A cabina rotativa nivelante permite que estejamos sempre numa posição ideal relativamente à madeira a ser trabalhada, o que somado às grandes áreas envidraçadas da máquina permite sempre a melhor observação do trabalho, transformando-se numa grande mais-valia para a máquina. Outro aspecto muito interessante é o sistema de transmissão Variospeed (transmissão contínua sem escalonamentos) que transforma a condução num mero passatempo e a insonorização da cabina é de tal nível que só pode ser comprovada in loco. Em resumo, a produtividade destas máquinas está garantida e ainda por cima com uma notável poupança de combustível”.
Relativamente à manutenção Leonel Fernandes explicou-nos: “sou bastante cuidadoso com a adequada e atempada assistência às minhas máquinas, faço as manutenções numa base diária e de forma consciente, mas benefício de um parceiro – a oficina Maskinrep, empresa do grupo Timbérica – que me garante uma assistência competente a qualquer momento e em qualquer lugar”.
Leonel Fernandes realçou ainda o seguinte aspecto “Hoje em dia, os profissionais da floresta enfrentam grandes desafios e estas máquinas dão-nos segurança quanto ao futuro, pois são máquinas de trabalho que se amortizam adequadamente e nos colocam numa posição de vantagem face à concorrência”.

Duas máquinas de topo com muito equipamento para aumentarem a rentabilidade
Estes novos equipamentos John Deere, o autocarregador 1910E e a processadora 1270E, correspondem totalmente às necessidades do cliente. Para tal foram implementadas em ambas as máquinas uma grande variedade de características opcionais.

O autocarregador John Deere 1910 E adquirido pela Exploroeste Lda. tem as seguintes características principais:
Motor Diesel John Deere de 249 CV às 1900 rpm.
Binário de 1100 Nm às 1400 rpm.
Grua John Deere CF 885 de 8,50 metros de alcance.
Capacidade de carga de 20 toneladas.
Este autocarregador tem o seguinte equipamento e extras: Eixos reforçados; Bomba enchimento de óleo; Cortinas solares; Pinça Hultdins Super Grip 420; cadeira conforto topo de gama; Filtro extra de gasóleo; Lâmina de controlo proporcional com função flutuante; Faróis Xénon na grua; Extintor extra; Bomba de enchimento de gasóleo; Preparação para sistema de pinça invertida; Faróis Xénon na cabina; Amortecedor de grua; Grelha de resguardo do motor; Faróis Xénon extra atrás; Cabina rotativa e nivelante; Bomba de vácuo com secador; Câmara de marcha atrás e de cabina; Lubrificação central; Sistema de controlo Command Center; Bomba de enchimento para lubrificação central; Espaço de carga estreito, extensão hidráulica vertical do malhal.

A processadora John Deere 1270 E adquirida pela Exploroeste Lda. tem as seguintes características principais:
Motor Diesel John Deere de 228 CV às 1900 rpm.
Binário de 1125 Nm às 1400 rpm.
Grua de 10 metros de alcance e cabeça processadora John Deere H480C
Esta processadora tem o seguinte equipamento e extras: Bomba de enchimento de óleo; Cortinas solares; Filtro extra de gasóleo; Extintor extra; Proteções de rolamentos dos boguies (2); Bomba de enchimento de gasóleo; Faróis de trabalho Xénon; Amortecimento da grua; Pré-aquecimento; Cabina nivelante; Bomba de vácuo para o sistema hidráulico; Sistema de extinção de incêndios; Luzes de desbaste em Xénon; Kit de protecção ambiental; Rotor BBR 15HD; Resguardo de protecção do motor; Lubrificação manual centralizada da grua; Nivelamento automático da grua; Luzes Xénon de iluminação do topo das árvores; Aquecedor de comida.